Mensagem do Director Geral | Pré-Inscrição

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TECNOLOGIA & EMPREENDEDORISMO

Sucesso 100 Limites

VIGA HOLDING

Viga Holding, Lda -Vision & Green Action Institute – é uma instituição privada conglomerada das empresas IPET, Rise Microcrédito, Clínica Karibu, Landcraft e Bagala (hotéis e Resorts), com vocação de dar suporte necessário às suas empresas nas áreas administrativo-financeira, jurídica, recursos humanos, tecnologias de informação, inovação, pesquisa, centros de informações e inteligência do mercado, para que seus gestores possam se dedicar ao “Core business”. Em outras palavras, a Viga cuida do negócio das suas empresas para que elas possam cuidar dos seus clientes.

A Viga é igualmente especializada na prestação de serviços de Consultoria em Formação, Estudos e Projectos a instituições públicas e privadas, incluindo ONGs, OCBs, Sindicatos e Associações locais. Na sua estrutura, a Viga Integra equipa de jovens muito competentes, visionários, inovadores e dinâmicos, com larga experiência nas áreas de formação técnico-profissional e vocacional, investigação e gestão de projectos. A missão principal do VIGA é promover Excelência em Liderança e Empreendedorismo em África. O nosso motor é “Apoiar as pessoas a alcançarem o seu potencial”. A implementação destas acções é baseada em dois princípios fundamentais: Visão e Acção Verde. Todos os programas do VIGA são práticos, flexíveis, interactivos, participativos e baseados nas abordagens de sustentabilidade, complexidade e pensamento sistemático.

Criada em Dezembro de 2005 e com sede na cidade de Maputo, a empresa tem como “niche market” todos os países africanos de língua oficial Portuguesa e trabalha preferencialmente com instituições locais do sector público, ONGs, CBOs e do sector privado.





Mandato

O Grupo VIGA dá todo o suporte necessário para as suas empresas associadas ou controladas nas áreas administrativo-financeira, jurídica, de recursos humanos, tecnologias de informação, pesquisa, centros de informações e inteligência de mercado, para que seus gestores possam se dedicar ao “core business”. Em outras palavras, a gente cuida do negócio das nossas empresas para que elas possam cuidar do negócio dos seus clientes.

Principais actividades da VIGA Holding Ltd

Consultoria e auditoria

Assistência técnica e assessoria

Comunicação e Imagem, Marketing, publicidade e Relações Públicas

Realização de participações e investimentos

Estudos de mercado

Data inteligente

Licenciamento de empresas

Principais actividades da Holding para com as empresas do grupo

1. Optimizar a alocação de recursos (humano, materiais e financeiros) ao nível do grupo;

2. Melhorar o desempenho financeiro das empresas do grupo;

3. Melhorar a comunicação a nível do grupo;

4. Coordenar a planificação e implementação das actividades do grupo;

5. Provisão de recursos financeiros (empréstimo /equity) para as subsidiárias;

6. Avaliação e aprovação de forma colaborativa das propostas de investimento de cada subsidiária;

7. Definir os objectivos estratégicos do grupo (em que área de negócio a operar e como estimular o crescimento);

8. Estabelecimento de mecanismos de controlo e de tomada de decisões eficientes;

9. Implementar programas de incentivo dos gestores e colaboradores de acordo com a performance ou desempenho de cada subsidiária (estimular a competitividades interna);

10. Implementar de forma eficiente medidas de monitoria e de avaliação interna da performance/eficiência das subsidiárias;

VALORES

Orientação para o sucesso

Somos determinados na busca e implementação de soluções que melhor assegurem e maximizem o sucesso dos nossos clientes na superação vitoriosa dos desafios que se propõem.

Independência de opinião

Prestamos consultoria objectiva e de qualidade, assente na competência técnica adquirida e no conhecimento dos produtos e mercados. Adoptamos um posicionamento independente, advogando os interesses superiores do cliente, mesmo que tal signifique efectuar recomendações contrárias à concretização da operação.

Competência e profissionalismo

Adoptamos proactivamente as melhores práticas do mercado, visando a excelência na prestação de serviços e uma gestão equilibrada e responsável do capital que dispomos.

Especialização

Desenvolvemos a nossa actividade nas áreas de negócio onde detemos efectivas competências técnicas e comerciais, capazes de proporcionar um real valor acrescentado para os nossos clientes e parceiros.

Flexibilidade e Inovação

Adoptamos uma atitude flexível e criativa na análise dos projectos e na concepção e proposta de soluções que expandam e enriqueçam o leque de opções de tomada de decisão dos nossos clientes.

Lealdade para com os clientes

Desenvolvemos relações comerciais, estáveis, leais e duradouras com os nossos clientes, apoiando-os com seriedade e engenho nos bons e maus momentos dos respectivos ciclos dos seus negócios.

Postura ética e rigor

Somos transparentes e leais nas acções que desenvolvemos e nas informações que prestamos. O VIGA apenas se compromete com o que realmente pode realizar.

ÁREAS DE ACTUAÇÃO

1. GESTÃO E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

• Assistência técnica e gestão de projectos

• Planeamento estratégico e operacional

• Reengenharia organizacional e de RH

• Comunicação para mudança de comportamento

• Sistemas de informação e gestão

• Análise, concepção e implementação de sistemas de gestão financeira

• Avaliação de projectos de investimento e património

• Avaliação de necessidades de capacitação

• Monitoria e avaliação de projectos;

• Liderança e gestão organizacional;

• Assistência Jurídica e contabilidade

2. ESTUDOS SÓCIOECONÓMICOS E DESENVOLVIMENTO

• Estudos de base e inquéritos demográficos;

• Pesquisas sociais (género, HIV/SIDA, pobreza, segurança alimentar e nutrição edireitos humanos etc);

• Estudos de impacto sócioeconómicos e ambientais (avaliação de projectos);

• Análise de políticas de desenvolvimento (participação, boa governação, descentralização, lobby, advocácia e negociação);

• Levantamento de necessidades, desenho e implementação de projectos;

• Estudos ambientais (erosão, poluição, gestão dos recursos naturais, gestão dos resíduos sólidos, higiene, água e saneamento e avaliação de impactos ambientais);

• Pesquisas de mercado e de opinião;

• Análise da cadeia de valores;

• Monitoria e avaliação de projectos